Notícias

Curso de Dilemas Éticos na Medicina Veterinária

Os(as)(es) médicos(as)(es)-veterinários(as)(ies) têm muitas oportunidades de mudar a vida dos animais de diferentes espécies, pois são capazes de prevenir e diagnosticar doenças e também prover tratamentos médicos e cirúrgicos para melhorar a vida desses indivíduos. Porém, a medicina veterinária foi criada para fomentar o uso de animais a favor da…

Carroças em pleno século XXI?

O cavalo há muito esteve junto ao homem. No meu TCC citei a frase “onde tem a mão do homem, há a pegada do cavalo”. Uma espécie admirada pela sua beleza e inteligência. Serviu a humanidade e foi tão importante quanto o automóvel é hoje. Porém, infelizmente, em pleno século…

Como fazer um julgamento moral

Com certeza essa não é uma tarefa fácil, mas será que devemos ceder ao relativismo cultural e aceitar determinadas práticas? Muitos filósofos afirmam que qualquer regra pode ser quebrada.  Em um caso emblemático, Kant discutiu o dilema sobre mentir ou não. Defensor da regra absoluta e considerando não mentir um…

O lugar da “pega do porco” é no passado

Existem práticas consideradas manifestações culturais que se utilizam de animais, como a chamada “pega do porco”, que ocorrem  em algumas cidades do  estado do Rio Grande do Sul. Essas práticas ocorrem provavelmente em outros estados e também envolvem outras espécies de animais, como a “pega do bode” no nordeste. Essas…

5 coisas que tode vegane precisa saber antes de cursar Medicina Veterinária

Hoje é dia primeiro de novembro e comemoramos o dia Mundial do Veganismo. Nesse dia tão especial, fizemos uma lista de 5 coisas que tode vegane precisa saber antes de cursar Medicina Veterinária. Essa discussão é também muito útil para os graduandes e graduades! 1. A Medicina Veterinária no Brasil começou…

Medicina de abrigos e a expansão do círculo de compaixão

A Medicina de Abrigos (Shelter Medicine) é uma grande área que inclui diversas disciplinas como cirurgia, clínica médica, comportamento, controle populacional, epidemiologia, controle de doenças infecciosas, saúde pública, perícia veterinária, anestesiologia, medicina preventiva, antrozoologia (vínculo-humano animal), manejo de dor, projeto de instalações, resgate e captura de animais, implementação e desenvolvimento…

Família multiespécie

A nossa relação com os animais domésticos vem de longa data. Os fenômenos da agricultura e da domesticação ocorreram com a mesma lógica de dominação do ser humano sobre a natureza. Um processo gradativo que chegou ao século XXI com peculiaridades. Por diferentes motivos, como as mudanças socioculturais, o desenvolvimento…

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Foi criado no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10…

A decadente indústria de corrida de cachorro

Eu me deparei com os malefícios da indústria de corridas de cachorros há muitos anos atrás, quando assisti o episódio especial de Natal do desenho animado “Simpsons”, onde a família adotou um galgo que foi abandonado por chegar em último lugar em uma corrida. Este cão recebeu o nome de…

Você conhece o Projeto de Lei Federal (PLC 27/2018 ou PL 6.054/19) chamado de ”animal não é coisa”?

Está em trâmite no Congresso Nacional um projeto de lei para mudar o status dos animais em nosso ordenamento jurídico. Se você não sabe,  os animais são considerados uma coisa, um bem semovente (que se move por vontade própria)  como cita o art. 82 do código civil de 2002. Apesar…

Transporte marítimo de bovinos por longas distâncias

A exportação de bovinos vivos, em especial para países do oriente médio, vem crescendo. Porém, devido às suas características a prática despertou movimentos em defesa dos animais, o que culminou em uma ação na justiça federal, pela ONG, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal, pedindo a suspensão da prática…

A conexão entre a crueldade de éguas prenhas e a produção de bacon e outros alimentos de origem animal

Para garantir a geração de muitos animais que são destinados ao consumo humano, fazendas industriais necessitam que as fêmeas dessas espécies de animais produzam o maior número possível de indivíduos. Para tal, a indústria de alimentos de origem animal lança mão de um importante componente, o qual é retirado de…