Quem somos

Isabelle Tancioni

Médica veterinária, vegana e co-fundadora da VEG VETS. Formada pela USP, com mestrado e doutorado em Imunologia (USP). Pós-doutorado na área de câncer, com foco em cânceres que atingem mulheres, na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). De 2013 até 2018, foi Pesquisadora da UCSD. Fundadora da organização Best Friend Alliance, na Califórnia, EUA, que tem como um dos objetivos aumentar a empatia das pessoas pelos animais. A ideia é promover o conceito de que a medicina é uma só e que os animais e humanos caminham juntos no combate ao câncer. Possui certificação Fear Free. Trabalhou como voluntária na área de divulgação científica do website MinasNerds e ainda se dedica a outros blogs que produzem matérias científicas com linguagem acessível e promovem o empoderamento das mulheres na ciência. É voluntária de várias organizações dos EUA: San Diego Humane Society e San Diego House Rabbit Society.

Silvia Neri Godoy

Médica veterinária, vegana e co-fundadora da VEG VETS. Servidora do no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atualmente lotada no “Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes”, Unidade de Conservação federal localizada no litoral norte do estado de São Paulo, onde o trabalho é voltado para a conservação da biodiversidade marinha da região.  Desenvolveu seu projeto de pós-doutorado em epidemiologia, avaliando o impactos da presença de cães domésticos em Unidades de Conservação. Também trabalha como voluntária da organização Moradores de Rua e Seus Cães, que tem a missão de cuidar das pessoas que moram nas ruas e de seus animais de estimação. Os animais recebem vacinas, medicação antipulga e ração, e seus donos recebem alimentos, itens de higiene pessoal e roupas.

Leonardo dos Santos Gatto

Médico veterinário simpatizante do movimento vegano. Trabalhou em resgates de animais silvestres, no sudeste e norte do país, e atualmente é servidor da Polícia Federal. É o responsável pela edição de todo nosso conteúdo.

Renato Silvano Pulz

Médico veterinário formado pela UFRGS em 1994, com mestrado (1999) e doutorado (2006) em ciências veterinárias pela UFRGS. Professor das disciplinas de Anestesiologia veterinária, de Introdução à Medicina Veterinária e de Ética e bem-estar animal no Curso de Med Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas-RS. Ex-membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Ulbra e membro da Comissão de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS  (CRMV-RS). É também advogado com especializações em Direito Ambiental (Os impactos ambientais da criação industrial de animais), em Ciências Criminais (A relação dos maus-tratos aos animais com a violência humana) e em Direito Penal e Processual Penal (O crime de maus-tratos aos animais). Autor do livro Ética e Bem-estar animal (editora Ulbra), do livro infantil sobre guarda responsável “Amigas para Sempre” (editora Ulbra) e palestrante em diversos congressos e seminários sobre Bem-estar animal e Direitos dos Animais.

Giulia Alexandroni F. Moraes

Estudante de Medicina Veterinária da USP e ativista vegana. Também é membro da Anonymous for the Voiceless, através da qual leva imagens da realidade dos animais para a rua, e também do Coletivo FeminiVegan, produzindo conteúdo e praticando o ativismo de rua, que envolve a interseccionalidade do Feminismo com o Veganismo. Responsável por conteúdo e imagem da VEG VETS.

Amanda Luiza Oliveira do Nascimento

Médica veterinária graduada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2018), mestranda em Ciências Veterinárias (em andamento), vegana e responsável pelo setor de relações públicas da VEG VETS. Atua nas áreas de clínica de cães e gatos, anestesiologia, medicina do coletivo dor em animais, ensino ético e métodos substitutivos. Tutora de 12 animais não-humanos resgatados de situação de abandono. Criadora do canal do YouTube intitulado “Veterinária Vegana” o qual tem o intuito de promover o veganismo e  abordar dilemas éticos de forma didática e interativa. Atuou em alguns grupos de proteção de cães e gatos, foi voluntária do santuário “Rancho dos Gnomos”. “Na dor, somos todos iguais”.

Bárbara Souza Garcia

Estudante de Medicina Veterinária e vegana. Voluntária da Mercy For Animals, onde divulga o veganismo através de ações de panfletagem. Também é membro da Anonymous For The Voiceless, grupo que mostra a exploração animal na pecuária através de vídeos exibidos na rua e bate-papo com as pessoas. Atua na organização de eventos da VEG VETS.

Nossa Missão

A missão da Associação de Veterinários Veganos e Vegetarianos, VEG VETS, é criar uma rede de médicos veterinários veganos, vegetarianos e também simpatizantes; e assim motivar os médicos veterinários a procurarem soluções para melhor empregar o veganismo em suas práticas profissionais, na medida do possível e do factível.

Valores Estruturais

  • Agregar e acolher diversos profissionais.
  • Criar pontes entre a medicina veterinária e o veganismo.
  • Avaliar soluções para abolir o sofrimento.
  • Conviver com os demais habitantes do planeta da forma mais harmoniosa possível.
  • Causar o mínimo impacto ao meio ambiente.

Nossa empatia se estende a toda forma de vida senciente! Defendemos a filosofia vegana em sua amplitude, de modo que apoiamos e encorajamos o abolicionismo da exploração animal, sem nos esquecer do racismo, da homofobia, da transfobia, da xenofobia, da misoginia, dos preconceitos de cunho religioso, geográfico, social e político. Pensamos a fundo no juramento que acatamos, e assim ampliar o que está ali escrito, e trazer mais empatia para nosso dia a dia! Desejamos que o planeta seja de todos e para todos, sem dor de qualquer tipo, seja ela física ou psicológica! Vamos seguir educando as pessoas no caminho da não exploração animal, e também estamos aqui para educar as pessoas no caminho da não exploração do semelhante!