01/09/19

Mês de setembro: Celebração da família multiespécie

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A interação entre humano e animal difere drasticamente ao redor do globo, sendo que nossa relação com os animais pode ser influenciada por diversos fatores: religião, cultura, localidade, entre outros. Ao longo da História, nós domesticamos inúmeras espécies de animais, como coelhos, cabras, vacas, porcos, ovelhas, cães e gatos. Durante os processos de domesticação, nossos antepassados selecionaram artificialmente indivíduos mais tolerantes à presença do ser humano. Dessa forma, surgiram várias espécies de animais denominados domésticos, os quais interagem de forma mais estreita com os humanos, através de associações que podem beneficiar ambos os lados da relação.

É interessante ressaltar que, contudo, os animais domésticos só começaram a ser efetivamente considerados parte da família há cerca de três a quatro décadas, quando passaram a ter maior destaque nas relações com as pessoas, chegando mesmo a adquirir o status de membros da família.

À medida que fomos evoluindo, a introdução massiva da tecnologia em nossas vidas foi deixando-nos mais afastados da natureza. Esse afastamento, que, em muitos casos, pode ser considerado isolamento, atingiu um ponto em que os humanos passaram a sentir maior necessidade de se conectar com natureza, e o vínculo humano-animal tem um importante papel na manutenção de tal conexão. Enfim, promover o fortalecimento do vínculo entre pessoas e demais animais faz com que aquelas tenham (mais) empatia em relação a estes e entendam melhor a enorme importância de nossa interação com a natureza e todos os seus elementos constituintes, incluindo-se aí os animais não humanos.

Para estreitar o vínculo humano-animal, nós da VEG VETS estamos lançando uma campanha chamada “Mês da Família Multiespécie”. Escolhemos o mês de setembro por ser o mês de início da primavera no Brasil, e a primavera representa renascimento, vida, reprodução! E setembro também é o mês de comemoração do Dia do Médico Veterinário (dia 9 de setembro), que é um dos profissionais de saúde mais importantes para a família multiespécie.

Vamos celebrar esse mês especial com fotos e histórias de muitas famílias multiespécies. Já entramos em contato com várias ONGs e protetores de animais, convidando-os a aderir à campanha. Pretendemos, ao longo desse mês que se inicia no domingo, ressaltar o vínculo existente entre animais domésticos e seres humanos, bem como o vínculo que há entre os animais domésticos de diferentes espécies. Vale ressaltar que nós da Veg Vets encorajamos o estabelecimento de tais vínculos através da adoção de animais e da prática da guarda responsável.

Lembremo-nos também de que não devemos manter animais silvestres em casa! Animal silvestre não é animal doméstico! São conceitos que se opõem! Animal silvestre não é animal de estimação, não devendo ser encarado como possível “pet”! O lugar de animal silvestre é na natureza!

Bem, setembro está aí, e pretendemos fazer do “Mês da Família Multiespécie” um período de boas trocas de informações e conhecimentos, sempre visando à melhor qualidade de vida de todas as espécies que habitam esse planeta!

Quer participar?

Envie (a)s história(s) e fotos da sua família multiespécie para a VEG VETS.

Coloque a(s) história(s) de sua família nos seus “stories” e marque @veg_vets.

E compartilhe também nossa campanha na sua página ou perfil pessoal, inserindo as hashtags #famíliamultiespécie e #familiamultiespecie.

Texto: Isabelle Tancioni

Edição: Leonardo Gatto


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •