Autorização de uso de imagem
Nós podemos encontrar, na internet, inúmeras páginas e perfis de profissionais e estudantes de medicina veterinária contendo fotos de seus pacientes, com o intuito de divulgação do trabalho profissional e também com propósito educativo. Muitas clínicas veterinárias também usam as redes sociais para dar atualizações de casos clínicos e cirúrgicos de seus pacientes e, assim, comunicar-se com seus clientes.
Contido, antes de divulgar uma foto de seu/sua paciente e/ou cliente, é importante que este(a) concorde com sua ideia e aceite lhe ceder os direitos autorais de sua imagem e também da imagem do animal que é membro daquela família. Usar um termo de autorização de imagem, em sua prática profissional, mostra o quanto você respeita os direitos de seus clientes e pacientes. Afinal, nem todo mundo gosta de ver sua imagem ou a imagem de seu animal em redes sociais ou em panfletos!
Exemplo: O(A) cliente chega a sua clínica acompanhado de seu animal, para a realização de um procedimento cirúrgico e, depois de horas, depara-se com uma foto de seu animal no Instagram de um(a) outro(a) médico(a) veterinário(a), a qual foi compartilhada a partir do Instagram do(a) profissional que atendeu o animal em questão. É claro que esse(a) cliente vai se surpreender! Muitas pessoas não se sentem confortáveis com a imagem (fotos e/ou vídeos) de seu animal nas redes sociais, ainda mais na mesa de cirurgia.
Que tal, então, incluir o uso do termo de autorização de imagem na sua prática profissional?
Nós temos exemplos de termos de autorização de uso e de publicação de imagem que você pode usar como modelo, mas você mesmo pode elaborar um que se mostre mais adequado à sua prática profissional.
Aqui está o link com alguns os modelos: https://drive.google.com/open…
Texto: Isabelle Tancioni